Queridos amigos e amigas, fizemos esse blog no intuito de permitir a todos aqueles que o acessarem, que tenham uma mensagem de fé, esperança, sabedoria, discernimento e amor, que possa assim, levá-los a refletir sobre suas vidas e de suas famílias e dessa forma cresça em cada um, a esperança de mudança para uma vida melhor e mais feliz.
Pedimos a Deus, que através do Seu Divino Espírito Santo, ilumine a cada um de vocês e dessa forma cada mensagem aqui, se torne útil e eficaz.


Fiquem com Deus !

Do amigo,
José Vicente Ucha Campos

jvucampos@gmail.com

Vale ressaltar que as mensagens aqui postadas são de divulgação corrente na internet e que em sua grande maioria não consegui identificar seus autores.
Aos amigos(as) que quiserem colaborar conosco nos enviando mensagens para que possamos colocá-las no blog e assim permitir que todos possam partilhar desses momentos mágicos de reflexão, nós agradecemos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OS CINCO MACACOS

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tampo, quando um macaco ia subir a escada, os outros partiam para cima dele impedindo-o de todas as formas de subir a escada...
Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez, foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros quatro mais antigos, que o intimidavam para que ele não subisse. Depois de algumas tentativas, o novo integrante do grupo não mais tentava subir a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da intimidação ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos, que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam impedindo qualquer macaco de tentar chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque impediam que os outros tentassem subir a escada, com certeza, a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."
.
Comentário do Blog:
Quantas vezes em nossas vidas, não impedimos outras pessoas de tentarem subir a escada, sem sabermos o por que o estamos fazendo?
A atitude dos macacos novatos, se deu por puro preconceito, pois não sabiam o por que estavam fazendo aquilo, mas, como todos faziam, isso era a regra, a norma, algo já pré-concebido.
Será que muitas vezes em nossas vidas, não tomamos atitudes, ou fazemos julgamentos, preconceituosos?
Será que nunca olhamos para uma pessoa e só pelo olhar a julgamos e a caracterizamos como metida, soberba, prepotente, etc, sem nunca termos falado ou conversado com ela e mesmo sem ter conhecimento do que vai em seu coração? 
Se isso acontece, será que não está na hora de tentar conhecer esta pessoa mais a fundo, dando pelo menos a chance dela se mostrar como verdadeiramente é?